Em Caratinga mais de 25mil pessoas estão alimentando através do P.A.A



Banco de alimentos de Caratinga-MG Prefeito JOÃO BOSCO fazendo entrega de produtos


A Prefeitura Municipal de Caratinga, através da secretaria municipal de Agricultura vem se destacando no estado como a cidade que mais recebe alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA o programa tem por objetivo incentivar a agricultura familiar, compreendendo ações vinculadas à distribuição de produtos agropecuários para pessoas em situação de insegurança alimentar e à formação de estoques estratégicos, sendo constituído por instrumentos que permitem a estruturação e o desenvolvimento da agricultura familiar. é acionado após a colheita, no momento da comercialização, quando o esforço do pequeno produtor precisa ser recompensado com a venda da sua produção a preço justo, de forma a remunerar o investimento e o custeio da lavoura, incluindo a mão-de-obra, e lhe permita ter recursos financeiros suficientes para a sobrevivência de sua família com dignidade.
Considerado como uma das principais ações estruturantes da estratégia Fome Zero, o PAA em Caratinga tem um banco de alimentos que funciona na EXAPIC – Exposição Agropecuária e Industrial de Caratinga que recebe em média 50Toneladas de alimentos toda Quarta feira e repassados para entidades carentes, Escolas Municipais, Estaduais, Igrejas e associações de moradores.constitui-se em mais um mecanismo de apoio à agricultura familiar, a exemplo do Programa Nacional de Agricultura Familiar - Pronaf e do Proagro Mais, seguro específico para os agricultores familiares.
Instituído pelo Art. 19 da Lei n. 10.696, de 02 de julho de 2003, e regulamentado pelo Decreto n. 6.447, de 07 de maio de 2008, o PAA tem como finalidade precípua o apoio aos agricultores familiares, por meio da aquisição de alimentos de sua produção, com dispensa de licitação. Os alimentos adquiridos diretamente dos agricultores familiares ou de suas associações e cooperativas são destinados à formação de estoques governamentais ou à doação para pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, atendidas por programas sociais locais. A operacionalização do PAA é simples, pois a compra é feita diretamente pela Conab, por preço compensador, respeitando as peculiaridades e hábitos alimentares regionais e a situação do mercado local.

Comentários

Postagens mais visitadas