CAP'S - AD Caratinga-MG


Aconteceu na tarde desta sexta feira 09/09/2011 na secretaria de saúde em Caratinga na av. Olegario Maciel centro, a primeira reunião com a equipe que irá comandar o CAP’S – AD em nossa cidade.
O CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e drogas) Trata-se de serviço atenção extra-hospitalar,instituído pela portaria ministerial 336/02, destinado a prestar assistência psicossocial a pacientes com dependência ou uso abusivo de álcool e outras drogas, com ênfase na reabilitação re-inserção social de seus usuários e com a participação da família.
A rede de saúde mental pode ser constituída por vários dispositivos assistenciais que possibilitem a atenção psicossocial aos pacientes com transtornos mentais, segundo critérios populacionais e demandas dos municípios. Esta rede pode contar com ações de saúde mental na atenção básica, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), serviços residenciais terapêuticos (SRT), leitos em hospitais gerais, ambulatórios, bem como com Programa de Volta para Casa. Ela deve funcionar de forma articulada, tendo os CAPS como serviços estratégicos na organização de sua porta de entrada e de sua regulação.

Os CAPS podem ser de tipo I, II, III, Álcool e Drogas (CAPS AD) e Infanto-juvenil (CAPSi).
Os parâmetros populacionais para a implantação destes serviços são definidos da seguinte forma:
a) Municípios até 20.000 habitantes - rede básica com ações de saúde mental
b) Municípios entre 20 a 70.000 habitantes - CAPS I e rede básica com ações de saúde mental
c) Municípios com mais de 70.000 a 200.000 habitantes - CAPS II, CAPS AD e rede básica com ações de saúde mental
d) Municípios com mais de 200.000 habitantes - CAPS II, CAPS III, CAPS AD, CAPSi, e rede básica com ações de saúde mental e capacitação do SAMU.
Portanto Caratinga foi conteplada com o CAPS-AD devido nossa cidade possuir mais de 70.000 mil habitantes, e com o empenho do prefeito João Bosco, conseguimos ampliar nossa rede no tratamento de saúde mental. Trabalho este que terá uma participação direta da familia do paciênte.

Comentários

Postagens mais visitadas