A CONTRIBUIÇÃO DA ESQUERDA NO BRASIL E NA AMERICA LATINA



A toupeira é um animalzinho que vive quase todo tempo no subterrâneo. Cava túneis e aparece onde menos se espera. Seu esforço foi assimilado por Marx à obra revolucionária. Para Emir Sader ela ressurgiu onde menos esperava. No inicio do século 21, eis que surgiu uma nova toupeira das profundezas da terra. E onde? Na América Latina, subcontinente mercado recentemente por ditaduras e governos neoliberais.
O neoliberalismo, em sua faceta latino-americana, ainda não tinha sido definido tão precisamente como neste texto, Lembro-me por exemplo do grande mestre Florestan Fernandes agarrando nos anos 90 e rejeitando a própria noção de neoliberalismo. Para ele, a categoria liberalismo já dizia tudo. E o próprio liberalismo já tinha condições históricas de subsistir, mas o mundo dos anos 90 foi radicalmente alterado nos anos 80-90, e o socialismo foi posto em xeque-mate de tal modo que suas formas realmente existentes ruíram. A partir de então, a esquerda se limitou a denunciar o que chamava de neoliberalismo, sem compreendê-lo
A derrota do campo socialista em escala mundial foi seguida de um projeto ideológico que substituiu o Estado pela empresa e pelo mercado, o cidadão pelo consumo, a regulação econômica pelo livre-comércio, os espaços públicos pelos shopping centers, o trabalho pelo individuo , a ideologia pelo marketing , a palavra pela imagem, a escrita pela mídia visual e o livro pelo vídeo, as concentrações de rua pelas campanhas políticas televisivas , os direitos pela competição, a novela escrita pela telenovela, os jornais pelo noticiário de televisão.
Apesar da vitória eleitoral da esquerda no Brasil e em outros países os valores da época neoliberal continuam hegemônicos. Cabe lembrar, que os temas dos debates públicos fazem parte de uma agenda ainda neoliberal. Assim a esquerda teve de lidar com questões para as quais não formula alternativas, como a inflação segurança publica e outros, e com a vitória da esquerda não somente em caratinga e mais 103 cidades em Minas gerais, não podemos mais reproduzir e criar outras toupeiras em nossos quintais.

Comentários

Postagens mais visitadas